Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico do 6° BPE

          O 6º Batalhão de Polícia do Exército é oriundo da transformação da 4ª Companhia de Guardas e da incorporação da Companhia de Polícia do Exército, da 6ª Região Militar. A Companhia de Polícia do Exército foi criada em 21 de dezembro de 1951 e ocupou as instalações da 1ª/4º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (1ª/4º GACosM), atual Centro Marechal Cantuária. Em 1953, mudou-se para as instalações do Quartel General e, em 1954, foi transferida para o Forte do Barbalho. No ano de 1975, transferiu suas instalações para o Forte de São Joaquim. No dia 26 de novembro de 1979, veio a se instalar, de forma definitiva, no Setor Militar Urbano de Salvador (SMUS).
          A 4ª Companhia de Guardas foi criada em 1º de dezembro de 1952, e ocupou, também, o atual Centro Marechal Cantuária. Em junho de 1953, passou a ocupar, juntamente com a Cia PE, o Forte do Barbalho. Em 8 de setembro de 1979, passou a ocupar as dependências do Setor Militar Urbano de Salvador. Em 4 de junho de 2013, de acordo com Portaria do Comandante do Exército, a 4ª Companhia de Guardas foi transformada em 6º Batalhão de Polícia do Exército.
          Inserido no plano estratégico do Exército Sentinela da Pátria, proporcionou maior sinergia e racionalização no emprego dos meios de polícia e escolta e guarda, que foram incorporados no Comando Militar do Nordeste e em especial na área da 6ª Região Militar.

          Uma vez PE, Sempre PE!!!

 

Fim do conteúdo da página